terça-feira, 7 de junho de 2011


"GRAVIDEZ E GASTROPLASTIA, AS DORES E AS ALEGRIAS"



Desde que inauguramos o blog, tenho recebido emails com perguntas sobre como foi engravidar com a Gastroplastia



Vou contar como foi essa experiência para mim


Lá vai:


Eu sempre fui muito gordinha...mas gordinha mesmo!!!Em 1.997 depois de cinco anos tentando engravidar, veio a notícia da minha gestação...a alegria não durou muito, 3 meses depois eu tive um aborto espontâneo e o médico que me acompanhava (que pra mim aquilo não é um médico é um ser de outro planeta), me disse assim sem rodeios que eu nunca seria mãe novamente por causa da minha obesidade.


Vocês conseguem imaginar o que uma notícia dessa consegue fazer com uma pessoa que desde a adolescência pensava em ser mãe?


AS pessoas me perguntavam o que eu seria quando crescer, eu dizia: MÃE, meu primeiro filho será um menino e se chamará Lucas!


Era essa a minha resposta!!!


Eu entrei em depressão profunda, sei bem onde fica o fundo do poço porque morei nele por anos!!! Eu comia porque estava deprimida e me deprimia porque comia...porque queria um filho...porque o gato fugio....porque o lixeiro não passou...qualquer motivo era motivo pra eu procurar fuga na comida!!! E cada dia mais e mais obesa!!! E o sonho de ser MÃE...cada vez mais longe!!!


No ano de 2.000 numa noite qualquer minha mãe me liga dizendo:Filha, assisti a um programa na TV que falava da cirurgia do estômago (gastroplastia), que muita gente fez e deu certo, os médicos responsáveis atendem no Hospital das Clínicas em SP, vamos lá pra conhecer? a mãe vai com você?Não me lembro direito que dia da semana era, só sei que na próxima segunda feira estávamos lá, minha mãe e eu.

O médico explicou tudo, como funcionava, o que aconteceria com o meu corpo depois da cirurgia, a cicatriz, as restrições...aquilo entrava por um ouvido e saia por outro...só me interessava uma coisa....CONSEGUIR SER MÃE!!!


Meninas...eu tô em prantos aqui...mal enxergo o teclado...mas vamos lá!!!


A minha vontade de ser mãe era tanta, que foram os exames pré operatórios ficarem prontos a cirurgia foi marcada!!! Exatos 49 dias desde o dia da primeira consulta!!!


Meus pais me acompanharam, tive minha última refeição (último desejo de um gordinho antes da gastroplastia é ir numa churrascaria...kkk). Logo depois fui pro quarto do hospital, jejum absoluto, minha cirurgia era no dia seguinte as 10:00 horas da manhã!!!


Não dormi a noite...não era medo...era uma ansiedade que me invadia...um desejo louco de realizar um sonho...eu me enxergava magriiiinha, com meu filho no colo!!!



E minha mãe...coitada....ah minha mãe...


Minha mãe passou a noite numa cadeira reclinável, do lado da minha cama, com um terço na mão...rezou a noite toda!!!
Minha mãe era costureira, ela quem costurava as minhas roupas (não tinha o que me servisse), hoje eu consigo imaginar o que os meus pais passaram...como foi dificil pra eles me verem naquela situação!!!


Pouco antes das 10 da manhã, vieram dois enfermeiros, aplicaram uma injeção logo abaixo do meu umbigo e me fizeram vestir aquela roupinha ridicula que a gente fica com a bunda pra fora sabe?


Me puseram na maca...e fui eu....cheia de esperança...de encontro a um sonho!!!
Pouco antes de eu entrar no elevador com os enfermeiros a caminho do centro cirurgico, vem minha mãe gritando...pára....pááá´ra...espera ai...encostou ao lado da maca...e me disse:
Filha, pensa direitinho, é isso mesmo que você quer? não importa que a gente já pagou, dinheiro a gente ganha outro, o que eu não posso é ficar sem você, se você quiser a gente vai embora!!!
Aquilo cortou meu coração, mas a minha resposta foi a seguinte!!!
Mãe, eu não tenho vida, fica tranquila, eu estou feliz por estar tentando dar um outro rumo a minha estória...EU PRECISO DISSO!!!


Minha mãe chorando me deu um beijo na testa...me abençoou e eu fui!!!
Tive uma complicação na cirurgia, uma hemorragia interna me segurou por 17 dias na UTI, entubada, não respirava sozinha e precisava de morfina para que a dor fosse embora, 13 doses de morfina em 17 dias....minha mãe quase morreu literalmente!!!
pra encurtar a minha estória senaõ vira best seller !!!


depois de 3 meses da cirurgia, já recuperada e 30 kilos a menos...uma noite deitada na cama com meu marido, fiz um comentário:"Fer, eu já perdi 30 kilos, mas minha barriga não diminui...engraçado neh?...e também estou com umas cólicas!!!
Meu marido: Devem ser gases, você sempre foi ressecada" (viram como a história do furico é antiga?..r.s)


Mas mesmo assim a gente liga pra Dra. Josefina e ela te examina!!


(Cada dorzinha que eu tinha era motivo pra pânico depois do que eu passei com a gastroplastia)
No dia seguinte, estávamos meu marido e eu na Dra. Jô....Ela pediu pra que eu me deitasse em sua maca pra que ela me examinasse...me deitei....aí ela começou...apalpa aqui...(abdômem)...apalpa ali...um pouquinho mais pra baixo.....apalpa lá.....e descendo.....quando ela chegou lá....arregalou um par de olhos que pareciam saltar da cara.....foi até sua mesa...pegou uma fita métrica e veio...mede aqui...mede ali...sem dar um pio....Virou-se pra nós e perguntou:O que vocês disseram que era?Nós: GASESEla: É...esses gases terão um nome...você está grávida...e pelo tamanho do seu útero... são gêmeos...ou você já estava grávida antes da cirurgia!!!


Antes da cirurgia? Impossível...eu menstruei antes da cirurgia!!!
Fui fazer o exame de ultrassonografia numa médica porreta aqui na minha cidade, logo depois de sair do consultório da Dra. Jô...ela mesma ligou pra médica pedindo que me atendesse com urgência!!!


Fomos nós..meu marido e eu: com o coração na mão...e rezando pra que fossem gêmeos, eu não conseguia imaginar uma criança dentro de mim saudável depois de tudo o que eu passei.
Já na maca da médica fazendo o exame de ultrassonografia uma médica oriental...que dá nos nervos a calma deles...meu marido e eu apreensivos e em pânico geral.....
Ela me examinou por uns longos 30 minutos sem dar um pio....


Depois virou o monitorzinho pra nós e começou:


Feto único...(comecei a chorar)


Membros superiores e inferiores presentes e com movimentos ritmicos.


Não apresenta problemas de hidrocefalia.


Veias e artérias presentes e normais.


Coração com batimentos ritmicos e compatíveis com a idade gestacional de 26 semanas (traduzindo 5meses e meio).


você já tem um nome para o bebê?na hora gritei: LUCASSSS



Ela: e se for uma menina?


Eu: Ainda não sei...


Ela voltou o monitor pra ela....digitou alguma coisa e virou o monitor pra nós.....lá estava um sacão, com um pipizinho com o nome Lucas escrito do lado.


Foi uma mistura de felicidade com preocupação com desespero...porque nosso filho podia ter ainda algum tipo de doença que não é diagnosticado no exame de ultrassonografia.
Mas eu deixei nas mãos de Deus, porque poderia ser a minha única chance de ser mãe...e eu o queria muito, viesse ele como viesse, porque era esse o presente de Deus pra mim e eu iria aceita-lo com a embalagem que fosse!!!


O dia do parto chegou, foi um parto complicado 17 horas, eu não tinha mais forças, foi um parto normal, meu médico ficou com medo de uma cesária pelo fato de ser ainda muito perto da minha cirurgia do estômago....tive hemorragia pós parto, perdi muito sangue, tive hipoglicemia, só fui pro quarto muitas horas depois.



Quando cheguei no quarto meu marido chorava que nem criança...e me agradecia pelo filho lindo que eu tinha dado a ele...agradecemos a Deus juntos...abraçados...mas eu ainda não tinha visto meu filho....fui me arrastando até o berçario, escondida do médico, meu marido e eu entramos no berçario...a enfermeira me levou até o berçinho dele...quando eu o toquei...ele abriu um par de olhos azuis lindos...parecia um mar....eu caí no choro e agradeci a Deus por tudo, por todas as dores, por todo o sofrimento...por tudo....faria e passaria por tudo de novo pra ter a alegria que eu sentia naquele momento!!!


Hoje com 11 anos, o nome dele vocês já sabem, Lucas...o Meu Lucas...ele é perfeito, uma criança saudável, serelepe, não pára um minuto o único defeito dele é ser lindo demais...kkkkkMas Deus não parou por aí...depois de 2 anos e nove meses me trouxe o João, nosso caçulinha, veio pra fechar com chave de ouro!!!Agradeço a Deus todos os dias pela minha família!!!

Espero que a minha experiência pssa encher de esperança os coraçõezinhos das futuras mamães


Um beijo enorme e até a próxima meninas!!!



Deinha

2 comentários:

  1. Me arrepiei toda aqui Deinha! Que história linda. Meu sonho tbm é ser mãe e se Deus quiser vou conseguir realiza-lo!
    Beijos com carinho e muita saúde pra sua família!

    ResponderExcluir
  2. Deinha que história emocionante, também tento engravidar a muito tempo, já ouvi cada barbaridade de médicos estúpidos que nem vale repetir, e lendo agora tenho mais certeza que preciso esperar no tempo de Deus, pois ele bem sabe a hora certa de tudo...bjos

    ResponderExcluir

oi, deixe aqui seu recado! Estamos contando com seu apoio!